Ao selecionar rodízios para móveis, é importante encontrar o equipamento correto para o trabalho. Rodas inadequadas podem tornar a movimentação dos móveis difícil ou mesmo impossível. Caso elas não sejam grandes o suficiente, por exemplo, não serão capazes de suportar o peso, se quebrando, ou precisarão ser substituídas com frequência. Por isso, comprar o material mais barato não é necessariamente a decisão mais inteligente, ainda mais quando leva-se em conta que você pode gastar o dobro do valor no futuro para substituí-lo.
Se você já possui um bom fornecedor de rodas e rodízios, é provável que consiga um desconto com o seu vendedor, principalmente se comprar artigos em atacado. No entanto, quando você precisa substituir o seu rodízio, a compra será unitária e não em massa. Assim, o custo único será maior do que o que você pagou originalmente. E o seu bolso é o primeiro a sentir essa falha.
Escolhendo rodízios de qualidade
Você sempre pode comprar um rodízio de qualidade mais elevada para tentar garantir uma durabilidade maior. Mas como já tratamos em outros artigos, se um rodízio for utilizado no ambiente errado, sua vida útil pode diminuir radicalmente. Esta é apenas outra maneira de desperdiçar uma quantidade considerável de dinheiro. É fundamental que você, como um bom consumidor de rodízios, escolha aquele que não apenas está disponível, mas também seja o mais correto para a sua operação.
E vale dizer mais uma vez: um rodízio caro não significa boa operação e nem uma roda barata implica em um equipamento ruim. Existem vários tipos diferentes de rodízios para várias aplicações de piso, que vão facilitar o transporte e movimentos mais leves e tranquilos. Os profissionais da Rodas e Rodízios podem fornecer informações valiosas para as suas necessidades específicas. Mas antes, entenda alguns pontos importantes na compra de seu suprimento de rodas. Acompanhe!
Considere o tipo de piso
O tipo de piso onde o mobiliário será usado faz a diferença em que tipo de rodízio será mais adequado para o trabalho. Se o chão é de madeira, azulejo ou granito, os rodízios de borracha e de uretano são a melhor pedida.
Os rodízios feitos de materiais mais elaborados, como o nylon, podem arranhar pisos de madeira e azulejos. Materiais de roda mais simples, como a borracha, já citada anteriormente, oferecem uma tração melhor e são muito mais silenciosos, além de não danificar madeiras ou azulejos.
Já se o piso em questão for mais vazio, uma roda rígida será necessária para gerar uma tração adequada. Se o chão é de tapete, por exemplo, serão necessárias rodas maiores. Rodas de diâmetro maior permitem que o material mantenha a tração, o que gera uma operação muito mais fácil.
Considere o peso da mobília
Outro fator importante a ser considerado é o peso que o rodízio irá suportar. Rodas estão disponíveis normalmente em estilos leves, médios e pesados. Enquanto alguns pés de móveis podem armazenar pesos significativos, alguns rodízios podem conter o peso de caminhões inteiros. Esse dado é impressionante.
Ao determinar a capacidade de peso necessária para cada rodízio, lembre-se de que todas as rodinhas compartilham o peso. A quantidade total a ser suportada é dividida pelo número de rodízios que suportarão o peso. Por exemplo, um móvel que fica em quatro rodízios e pesa 400 kg só precisará um deles para suportar 100 kg.
Quando tratamos de móveis, no entanto, há outro fator a ser considerado. Com uma cadeira, por exemplo, alguém pode se inclinar para frente ou para trás. Em casos como este todo o peso deve ser suportado por dois rodízios apenas, embora normalmente seja suportado por quatro. É importante então considerar esse tipo de situação na compra.
O peso também pode ser distribuído de forma desigual enquanto o mobiliário está rolando. Mas aqui vai uma dica: assegure-se que o peso total a ser suportado nunca será mais de 75% da capacidade de peso combinado de todos os rodízios.
Tome decisões com cuidado
É importante considerar todas as opções na compra de rodízios. O rodízio apropriado pode fazer a diferença no conforto e na produtividade de um móvel, enquanto que os inadequados podem tornar a sua movimentação difícil, ou mesmo inutilizar o equipamento.
E não são apenas móveis que precisam dessa operação fácil. Tudo requer facilidade de transporte. Hospitais e outros estabelecimentos de saúde utilizam a função de rodízios frequentemente. Se eles estão transportando pacientes, produtos médicos e itens pequenos, o tipo de rodízios necessários para cada aplicação é importante. No caso de aplicações de armazém, você precisará considerar um tipo diferente de mobiliário. Se você precisa armazenar peças de diferentes tamanhos que precisam ser transportadas com frequência, você também precisa analisar qual será o melhor rodízio para a tarefa.
A Rodas e Rodízios pode te ajudar, qualquer que seja a sua finalidade. Nós entendemos de rodas e sabemos qual é a melhor para cada operação. Nossa equipe personalizada está preparada para todos os desafios. Não deixe de entrar em contato conosco!