Utilizados para promover o deslocamento de torres de andaimes de forma ágil e segura, os rodízios para andaimes da rodaserodízios são peças indispensáveis para trabalhos em altura na sua construção. Os rodízios devem ser instalados e utilizados de acordo com as recomendações da NR-18, NR-35, NBR 6494 e portarias complementares, que definem trabalho altura como: toda atividade executada acima de 2,00 m (dois metros) do nível inferior, onde haja risco de queda (NR-35.1.2/ Portaria SIT 313, de 23/03/2012). Conte com a rodaserodízios para garantir a segurança, qualidade e técnica na instalação dos rodízios no seu andaime.
Para instalar rodízios em andaimes, você precisará de alguns materiais básicos, como parafusos, porcas, arruelas, chave de fenda e um conjunto de rodízios para andaimes.
Em seguida, siga os passos abaixo:
- Determine o local onde os rodízios precisam ser instalados. Geralmente, as rodas são instaladas nas quatro extremidades do andaime.
- O primeiro passo da montagem é a colocação das sapatas em chão nivelado.
- Coloque 2 painéis do mesmo comprimento, com as pontas de encaixe viradas para cima, mais uma diagonal na altura de 1 m da base. No caso de montagem com rodas, coloque as 2 diagonais em “X” junto à base dos painéis.
- Em seguida, as 4 rodas fixando-as pelo parafuso.
- Depois, continue a montagem sempre utilizando 1 diagonal a cada 3 m a partir da base.
Os painéis devem continuar sendo encaixados perpendicularmente uns acima dos outros e dois a dois até a altura do piso de trabalho desejado. - Aperte bem os parafusos de fixação.
- Após a colocação do terceiro módulo, coloque a escada de acesso.
- Suspenda as peças com o uso de cordas. Utilize sempre cinto de segurança tipo paraquedista com duplo talabarte e com ganchos de abertura mínima de 50 mm. Durante a movimentação do operário, sempre um dos ganchos deverá estar preso junto ao andaime.
- A partir da altura desejada faça a montagem do guarda corpo.
- Por último, coloque o último módulo da escada.
- Faça um teste de movimento para verificar se os rodízios estão funcionando corretamente. Se necessário, aperte mais os parafusos e porcas.
Dicas de segurança Rodas e Rodízios para utilizar andaimes
• Verifique se os andaimes são estáveis e firmes.
• Certifique-se de que as rodas estejam instaladas corretamente.
• Verifique se há riscos de queda.
• Suba e desça utilizando a escada.
• Use correntes ou cordas para fixar os andaimes.
• Use equipamentos de segurança, como capacete, luvas, óculos de proteção e cinto de segurança.
• Verifique se o andaime está em boas condições antes de usá-lo.
• Não ultrapasse o limite de peso recomendado.
• Não use andaimes em áreas sujeitas a ventos fortes.
• Mantenha áreas de trabalho limpas.
• Não faça trabalhos perigosos enquanto estiver no andaime.
• Não se movimente e não faça movimentos bruscos, pois isso pode causar instabilidade.
• Não use andaimes para fazer trabalhos elétricos.
Qual o rodízio ideal para andaimes?
O rodízio ideal para andaimes depende de vários fatores, como o tamanho do andaime, o peso que ele precisa suportar, o local onde será usado, a superfície de contato, entre outros.
No entanto, é importante optar por rodízios robustos, resistentes e duráveis. O melhor é escolher um modelo com rodas de borracha, pois elas são mais suaves e macias, o que ajuda a minimizar os impactos e maximizar a vida útil dos rodízios. Além disso, é importante optar por rodízios com travas de segurança, para evitar o deslizamento do andaime.
Os rodízios da rodaserodízios trazem mobilidade com muita segurança aos andaimes. Suportam até 350 kg e contam com um sistema de freio robusto. Sapatas e rodízios são muito importantes para garantir a integridade e a resistência dos andaimes.
Informações técnicas: Rodizio de andaime giratorio 62 de espiga lisa com poliuretano rolamento de rolete freio.