Como manter suas rodas e rodízios?

Para a maioria dos donos de empresas, o investimento em novas rodas e rodízios é alto e, por isso, deve durar muito tempo. Também para os consumidores que compram o equipamento para utilizar em casa, é fundamental que cada produto dure o máximo possível, para evitar gastos desnecessários. Pensando nisso, todo consumidor deve entender que para manter a boa funcionalidade do produto, a boa manutenção deve ser feita constantemente, de forma atenciosa. Ao limpar e manter cuidadosamente suas rodas e rodízios, empresários e consumidores em geral terão a garantia de obtenção de retorno do investimento, deixando claro que novos equipamentos não serão necessários por um bom período.

Nesse contexto, preparamos esse artigo para mostrar a todos que não estão familiarizados com a limpeza e manutenção de rodas que o processo não é difícil. Acompanhe!

Lubrificação

A lubrificação é essencial para garantir que os rodízios durem o maior tempo possível. A inserção de produtos do tipo permite que a rolagem ocorra de forma mais natural, impedindo que o equipamento agarre e, possivelmente, danifique o piso.

Na maioria das vezes, usar o óleo no equipamento de seis em seis meses é uma periodicidade adequada.  Essa é uma boa diretriz, já difundida no mercado, e deve ser programada de garantir o bom funcionamento. No entanto, o prazo de seis meses não é uma recomendação universal. As diferentes naturezas de cada rodízio, seu tipo de rodagem e operação, interferem na periodicidade em que a lubrificação deve ser feita. Ambientes industriais molhados, por exemplo, em que o equipamento é constantemente exposto a água e a outros elementos, são muito mais ameaçadores, e empresários devem estar atentos a esse aspecto. Também os rodízios que estão expostos a materiais corrosivos necessitam de cuidado muito maior. Em ambos os casos, os rodízios devem ser verificados e lubrificados com muito mais frequência. Quando expostos a umidade e materiais corrosivos regularmente, os rodízios devem ser lubrificados pelo menos uma vez por mês para garantir sua integridade.

Verificação de fixadores

Em seguida, verifique os fixadores que impedem que os rodízios se movimentem por si só. Tão importante quanto a lubrificação da roda, são os acessórios que garantem que ela não se mova, ou saia do eixo. Essas peças são essenciais e por estarem em uso constante, estão mais propensas ao desgaste. Além disso, por trabalharem contra a ação de gravidade regularmente, a sua manutenção se faz ainda mais necessária, já que são constantemente “solicitados”.

Uma vez por mês, cada fixador, em cada rodízio, deve ser “trocado”. Isso significa que o lado que está fixando a roda deve ser trocado nessa frequência. Em seguida, uma inspeção detalhada deve ser feita nos aparatos que unem o fixador à roda: porcas, parafusos e qualquer outro acessório que conectem ambas as partes devem ser avaliados e, caso possuam defeitos, devem ser consertados ou substituídos imediatamente. Se alguma das partes estiver torta, desgastada ou fora do lugar, o mesmo deve ser feito. Esses pequenos defeitos podem arruinar o fixador lentamente e forçar sua substituição prematura.

 

Verificação da roda interior

A integridade do próprio rodízio é tão importante quando a lubrificação e a manutenção dos fixadores. Na maioria dos casos, os rodízios vêm com um pequeno encaixe de borracha que permite que o giro aconteça de forma mais natural e sem ruídos. Esse encaixe pode se achatar ou ser danificado pelo próprio chão a medida que o tempo passa. Tais defeitos podem causar um desgaste desnecessário na própria roda, arruinando a lubrificação e o trabalho feito com os fixadores anteriormente.

Verifique regularmente os degraus e a construção das rodas e rodízios quanto a danos. Se necessário, substitua uma roda danificada antes que se torne um problema maior que exija a substituição de todo o rodízio. Uma rotina de inspeção mensal é uma boa ideia para a maioria dos proprietários de negócios para garantir a integridade em longo prazo do rodízio.

Atenção: preste atenção aos detalhes!

A inspeção regular e detalhada dos rodízios é a melhor maneira de mantê-los em bom estado de conservação e garantir que eles tenham sua vida útil garantida ao máximo após a compra. Com a lubrificação, a inspeção e o reparo corretos, eles durarão por muitos anos sem precisar de substituição e instalação dispendiosas.