Eficiência e durabilidade: você já conhece o poliuretano?

Os poliuretanos são uma família de elastômeros que configuram, basicamente, uma borracha artificial. Esse material é o único que pode combinar a resistência dos plásticos rígidos com a flexibilidade e elasticidade da borracha, tornando-o extremamente atrativo para diversos segmentos de mercado. Muitas indústrias e organizações usam as rodas de poliuretano em uma variedade de aplicações, já que são resistentes ao desgaste e podem transportar cargas mais elevadas do que outros materiais de dureza similar. Além disso, o material fornece uma ampla gama de resistências, podendo ser formulado para que seja tão suave como um elástico, ou tão duro quanto uma bola de boliche.

Essa é uma das principais características do poliuretano: a sua capacidade de ligação a qualquer substrato para a criação da cobertura externa de uma roda. Enquanto algumas são criadas inteiramente pelo material, outras são feitas em camadas, o que auxilia na indicação de desgastes do material. No entanto, nesse artigo não vamos abordar os tipos de rodas de poliuretano disponíveis no mercado. O objetivo principal é destacar quais os principais benefícios oferecidos na escolha desse material, e porque ele deve ser considerado no momento da compra. Materiais mais tradicionais, como o aço e o ferro fundido, ainda tem preponderância em vendas e é importante entender as diversas opções disponíveis no mercado e qual delas é mais adequada para cada situação. Acompanhe!

Operação silenciosa

As rodas de poliuretano são bastante procuradas em aplicações industriais e empresariais por oferecerem uma operação silenciosa. O material providencia menos ruído em seu manuseio, o que se torna importante em ambientes industriais, por exemplo, que já tem um grau de poluição sonora elevado. Desta forma, rodas de poliuretano se tornam muito mais atrativas, do que outros materiais, nesse aspecto, como o aço e o ferro fundido, que emitem muito som quando estão em funcionamento. Além disso, uma vez que o poliuretano permite uma redução drástica nos níveis de ruído, ele se torna muito útil para a criação de um ambiente de trabalho mais favorável, melhorando até mesmo a produtividade dos funcionários.

Vale também destacar que o poliuretano contém propriedades que permitem uma absorção de choque mais efetiva do que outros materiais. Por essa qualidade, as rodas garantem a mobilidade suave, mesmo em terrenos irregulares, o que facilita o manuseio.

Capacidade de carga

As rodas de poliuretano também se distinguem no mercado devido à sua capacidade de carga superior. Empresas de fabricação, que possuem em sua rotina o transporte de objetos pesados, onde a segurança é prioridade, fazem uso desse tipo de material. A utilização de rodízios fabricados em poliuretano também assegura o movimento mais preciso de objetos pesados no local de trabalho, o que diminui o risco de acidentes.

Além disso, o material é muito forte e pode suportar cargas bastante significativas em relação ao tamanho do pneu. Por esse motivo, o poliuretano é uma das principais escolhas em negócios onde ocorre a fabricação e manuseio de cargas e logística comercial. É possível, por exemplo, sobrecarregar as rodas de poliuretano até o ponto de falha. Uma boa maneira de saber se estão em seu limite é observar atentamente a resistência à rotação. Caso a força necessária para o manuseio seja muito grande, as rodas estão lidando com muito peso, o que torna necessária a redução da massa ou a adição de mais rodízios. Caso contrário, a operação está adequada.

Proteção do chão

Pisos de concreto são bem mais comuns em ambientes industriais e, por isso, poucos cuidados são tomados, uma vez que o concreto exige menor manutenção. No entanto, em situações em que os pisos são cobertos com azulejos ou outros materiais frágeis, o dano é uma possibilidade real. E para a manutenção correta do chão em um ambiente profissional, o poliuretano é uma boa escolha nessas situações.

As rodas de poliuretano distribuem o peso em uma área mais ampla, reduzindo assim o estresse e atrito nos pisos. Materiais como o aço e o ferro fundido não realizam essa tarefa. A chave para proteger os pisos é escolher um material que dissipe o esforço gerado, levando em consideração o tamanho das rodas. Se você estiver movendo cargas pesadas, provavelmente será necessária a utilização de rodas maiores e mais largas, por exemplo. As rodas de poliuretano estão disponíveis em diversos tamanhos e larguras, se tornando uma excelente alternativa para ambientes que necessitam desse cuidado.

Durabilidade

Por fim, é preciso levar em conta que ambientes industriais envolvem produtos químicos e solventes que danificam as rodas. A capacidade de suportar o desgaste prolongado é um traço notável ​das rodas de poliuretano, que proporciona uma vida útil mais longa do produto. O poliuretano é um material muito durável e resistente a muitos destes produtos químicos, propiciando menos chances de corrosão e de ruptura e se tornando uma alternativa eficiente e grande atrativo para consumidores.

A confiabilidade de um produto é extremamente importante, especialmente quando o produto envolvido são rodas. O mau funcionamento poderia colocar toda a aplicação em risco. Por isso, o uso de produtos e materiais duráveis e confiáveis é extremamente importante na fabricação desse equipamento. Se você quer saber mais sobre o poliuretano, ou sobre outros tipos de materiais, entre em contato conosco. Temos certeza que disponibilizamos do material mais adequado para cada situação.