A escolha por pisos de madeira configura, normalmente, um investimento alto. A opção por peças maciças de madeira é cara quando comparada a outros materiais, como o piso vinílico e o laminado, ainda que seja uma das favoritas no Brasil, escolha tradicional em nossas residências. A opção dá um excelente aspecto à casa, além de ser de instalação fácil e rápida. No entanto, o piso de madeira é facilmente danificado, o que exige cuidado constante, principalmente na escolha dos móveis que serão disponibilizados nas áreas que apresentam o piso. Cômodos que possuem muitos móveis, ou que apresentam maior movimento de pessoas precisam de cuidado redobrado, uma vez que estão mais propensos a ações externas de desgaste.
A verdade é que não existe nada mais prejudicial para um piso do que as marcas deixadas por móveis – particularmente os arranhões deixados por rodas de má qualidade ou equivocadas para esse tipo de piso. A grande maioria dos rodízios é feita de plástico rígido, que é um material que danifica o piso de forma mais intensa e tira o seu brilho precocemente.
Mantendo o brilho do piso
Felizmente, existem opções muito mais interessantes do que o plástico. Já conhecidos do mercado são o poliuretano e a borracha, por exemplo. Na maioria dos casos, esses materiais não apenas trazem maior segurança, mas também apresentam um giro mais eficaz, impedindo que os móveis deslizem ou escorreguem de forma indesejada e sempre se movam suavemente durante o movimento.
De qualquer forma, é um equívoco pensar que apenas o uso de materiais macios será a solução para o problema. A borracha, ou qualquer outro material macio, não é necessariamente a aposta mais segura se não for escolhida da maneira certa. Se a roda escolhida possui um diâmetro pequeno, acidentes ainda podem acontecer. Isso porque as rodas pequenas distribuem o peso que suportam em apenas um ponto focado. No momento em que esse ponto girar, a chance de produção de sulcos e outros danos aumenta. Assim, o diâmetro do equipamento é um aspecto importante a ser considerado na compra de rodas e rodízios e a escolha sempre deve ser feita por aqueles que funcionem bem na distribuição do peso em uma área ampla. Escolher diâmetros maiores ou “rodas gêmeas”, que distribuirão o peso do móvel igualmente, são alternativas bem pensadas nesse sentido.
Quais são os melhores materiais?
Se os seus móveis são leves e movidos constantemente – principalmente durante a limpeza – os rodízios de nylon podem ser uma boa pedida. Esses não são abrasivos e geralmente são polidos para evitar danos ao piso de madeira. Eles também funcionam perfeitamente em mármore e em granito, desde que não sejam colocados em movimento constante, revelando uma capacidade diversa de ação em pisos variados.
Os rodízios de uretano configuram também uma excelente escolha, já que apresentam poucas diferenças em relação ao nylon e podem fazer o mesmo trabalho. O uretano, no entanto, é mais suave do que o nylon e a sua rosca geralmente está presa à borda do rodízio, o que providencia uma proteção ainda melhor para o piso.
Quando falamos de móveis pesados, ambas as opções devem ser descartadas. Para esse tipo de mobiliário o poliuretano é a melhor opção a ser considerada já que esse revestimento cria uma camada mais grossa (e valiosa) entre o rodízio e o piso. Independentemente do peso, o movimento de um objeto dificilmente causará danos se realizado com rodas de poliuretano. O material é forte como metal e o fio do rodízio é a parte que está em contato com o chão em todos os momentos, oferecendo uma camada importante de proteção extra.
Por fim, o material que vai garantir a maior segurança é a borracha neoprene. O neoprene é uma borracha sintética que mantém sua flexibilidade, independentemente do ambiente escolhido e apresenta um núcleo interno forte com revestimento significativo. Isso resulta em rodízios macios por fora, mas também muito robustos, o que garante leveza no movimento e poucas chances de danificação do piso.
Na Rodas e Rodízios você encontra uma equipe que pode ajudar na escolha do melhor equipamento para a sua casa. Nossos profissionais têm anos de experiência e sabem qual material deve ser usado para cada aplicação. Entre em contato conosco e saiba mais dos produtos que temos a oferecer.