Os rodízios são a melhor maneira de obter objetos e equipamentos. Se você precisa mover um móvel pesado, por exemplo, tudo o que você precisa fazer é aderir os rodízios na parte inferior e a mobilidade é facilmente alcançada. Esse é o aspecto positivo de um rodízio! O ponto negativo, no entanto, é que objetos montados em rodízios às vezes parecem ter vida própria e é difícil mantê-los parados em um só lugar – especialmente se estiverem descansando em pisos não nivelados. Além disso, se um item montado em rodízio for pesado, pode ser difícil manobrá-lo.
A solução: rodízios com freios
A solução para o problema de mobilidade excessiva é fácil: freios! Um freio executa a mesma função que a esperada em qualquer outro dispositivo com rodas, para evitar ou diminuir a tração e também para impedir o movimento completamente. Em se tratando de freios para rodízios, dois tipos estão disponíveis no mercado: freios de compressão e de descompressão. Acompanhe o nosso artigo e entenda mais sobre o assunto!
Como funciona um freio de compressão
Você pode pensar em um freio de compressão como uma espécie de escala de medição – os de estilo antigo possuem uma plataforma no topo e um mostrador na frente. Quanto mais pressão é aplicada à plataforma, mais o ponteiro gira em torno do mostrador.
Um freio de compressão funciona da mesma maneira, mas sem o mostrador. O freio é suspenso para fornecer resistência e essa resistência é contrabalançada pelo peso que o rodízio suporta. Uma vez que o peso é suficiente para anular totalmente a resistência, o freio é acionado, travando o rodízio no lugar e impedindo a mobilidade.
Os freios de compressão podem ser instalados tanto nos freios fixos quanto nos giratórios e, neste último caso, o movimento giratório é bloqueado, assim como o movimento linear. Para mover um item montado no rodízio bloqueado por freios de compressão, basta elevar o objeto ligeiramente para evitar que o peso do objeto acione o freio.
Como funciona um freio de descompressão
Como você pode imaginar, um freio de descompressão funciona de maneira totalmente oposta a um freio de compressão. Normalmente, um item equipado com freios de compressão não pode ser movido, pois não há peso suficiente para contrabalançar a resistência necessária. Quando o peso é aplicado, os freios são destravados e os rodízios se tornam móveis.
Isso é útil quando uma plataforma montada em rodízio é usada para mover outros objetos. Enquanto a plataforma não estiver carregada, ela permanecerá parada. No entanto, uma vez que peso suficiente tenha sido colocado na plataforma, ele pode ser movido ao redor. Quando a carga é removida, a plataforma fica imóvel novamente. Este mecanismo é projetado para fazer plataformas montadas em rodízios e outros itens seguros para serem carregados e usados, já que eles não se moverão enquanto estiverem sendo carregados.
Você pode encontrar esses materiais na Rodas e Rodízios. Entre em contato conosco e saiba mais sobre os nossos produtos!