Comprou o rodízio que precisava? Ótimo. Agora ainda falta uma parte muito importante: a instalação. Apenas acoplar os rodízios na parte inferior de algum equipamento não é necessariamente a melhor opção. Dependendo do tipo de operação, a ligação entre o rodízio e o equipamento pode variar, gerando movimentos diferentes. Preparamos um pequeno texto com algumas dicas para que você entenda as melhores formas de fazer essa acoplagem. Confira!
Facilidade de manobra
Se o seu equipamento vai ser movido apenas em linha reta mas deseja que a sua manobra seja facilitada, coloque dois rodízios rígidos em duas extremidades do item e dois rodízios giratórios nas outras. Dessa forma, será possível empurrar o item em linha reta com facilidade.
Se você precisa que seu item se mova em qualquer direção, coloque um rodízio giratório em todas extremidades, o que tornará o equipamento altamente manobrável e você será capaz de guiá-lo em praticamente qualquer direção. A desvantagem é que qualquer item com quatro rodinhas giratórias tem um controle mais dificultado. Por esse motivo, esta configuração deve ser usada apenas em itens mais leves, por motivos de segurança.
Cargas mais pesadas
Se o seu item é pesado e requer mais esforço para ser empurrado, você deve aumentar o número de rodízios para seis unidades. Quatro rodízios giratórios devem ser acoplados nas extremidades, enquanto dois rodízios rígidos devem ser colocados no ponto médio de cada lado mais longo do equipamento. Caso você coloque rodízios rígidos que são maiores do que os giratórios, você será capaz de girar o item com bastante facilidade.
Peso e manobra
Para economizar, é possível conseguir um arranjo que ofereça a flexibilidade da opção acima, mas use apenas quatro rodízios, ao invés de seis. Com essa configuração, você precisará acoplar dois rodízios rígidos na metade do lado mais longo do item e dois rodízios giratórios colocados na metade do lado mais curto do item, criando, na verdade, uma formação de diamante. Esse formato não oferecerá tanto mobilidade como a opção acima, mas tornará muito mais fácil a movimentação de seu equipamento.
Distâncias curtas
Para essa finalidade, você deve utilizar a mesma configuração da opção acima (formato diamante), mas usa quatro rodízios rígidos ao invés de dois rígidos e dois giratórios. Os dois rodízios no lado mais longo do item devem ser ligeiramente maiores que os do lado, permitindo que o item seja movimentado com facilidade.
Alguma dúvida?
Se você tiver alguma dúvida sobre como instalar rodízios em seus equipamentos, não deixe de procurar a Rodas e Rodízios. Temos dezenas de modelos disponíveis para você escolher e podemos recomendar o melhor para a sua operação e como instalá-lo. Entre em contato conosco!