Os rolamentos são componentes projetados com alta precisão que permitem que máquinas e equipamentos se movam a velocidades extremamente elevadas e carreguem cargas com facilidade e eficiência. Por esse motivo, rolamentos devem ser capazes de oferecer alta precisão, confiabilidade e durabilidade, bem como a capacidade de rotação em altas velocidades com ruído e vibração mínimos.
São três as principais funções da peça:
- Reduzir o atrito entre as peças rotatórias em movimento;
- Suportar peças rotativas de uma máquina;
- Suportar carga radial e de impulso.
Como os movimentos relativos de um rolamento são restritos, ele é utilizado para reduzir o atrito entre as partes móveis da máquina de forma a obter o movimento desejado. O conceito por trás de um rolamento é muito simples: é muito mais fácil empurrar um objeto para que ele role, do que empurrá-lo para que ele deslize. As rodas do seu carro, por exemplo, são como rolamentos. Se o automóvel tivesse esquis em sua parte inferior, ao invés de rodas, o movimento seria muito mais difícil, não é mesmo?
Isso ocorre porque quando as coisas deslizam, o atrito entre o objeto e a superfície causa uma força que tende a diminuir o movimento. No entanto, se as duas superfícies podem rolar uma sobre a outra, o atrito é bastante reduzido. Os rolamentos reduzem a fricção através de uma superfície metálica lisa, interior e exterior, que possibilita que as rodas rodem (por mais óbvio que isso possa parecer). Esses rolos, então, “carregam” a carga, permitindo que o dispositivo gire suavemente.
Os rolamentos tipicamente têm que lidar com dois tipos de carga: a radial e a de impulso (ou axial). Dependendo de onde o rolamento está sendo usado, é possível que exista apenas a carga radial, apenas o de impulso ou uma combinação de ambos. A carga radial, como em uma polia, simplesmente coloca o peso sobre o rolamento, fazendo com que ele gire como resultado da tensão. A carga axial, no entanto, põe o stress sobre o rolamento de uma forma totalmente diferente. Nesse caso, o rolamento é girado em seu próprio eixo estando sujeito a uma força angular.
Existem inúmeros tipos diferentes de rolamentos que são projetados para lidar com carga radial, carga de impulso e a combinação de ambos. Uma vez que diferentes aplicações requerem rolamentos concebidos para lidar com um tipo específico de carga e diferentes quantidades de peso, as diferenças entre os tipos de rolamentos são fundamentais para a finalidade de cada operação. Conheça alguns dos principais tipos de rolamentos:
Rolamentos de esferas
Os rolamentos de esferas são extremamente comuns porque podem lidar com cargas radiais e de impulso, ainda que só consigam suportar pequenas cargas. Eles são encontrados em uma ampla gama de aplicações, como rolos e discos rígidos, mas são propensos a deformar quando sobrecarregados.
Rolamentos de rolos
Os rolamentos de rolos são projetados para transportar cargas pesadas. O rolo primário é um cilindro, o que significa que a carga é distribuída em uma área maior, permitindo que o rolamento manipule quantidades maiores de peso. Esta estrutura, no entanto, suporta apenas cargas radiais, não sendo adequada para cargas de impulso.
Rolamentos de bola
Esses tipos de rolamentos são projetados quase exclusivamente para lidar com cargas de impulso de baixa velocidade e peso. Bancos de bar, por exemplo, fazem uso de rolamentos de esferas para apoiar o assento.
Rolamentos cônicos
Este estilo de rolamento é projetado para lidar com grandes cargas radiais e de impulso. Como resultado de sua versatilidade de carga, eles são encontrados em cubos de carros devido à quantidade extrema de cargas radiais e de impulso que as rodas de carros devem transportar.
Rolamentos especializados
Existem, é claro, vários tipos de rolamentos que são fabricados para aplicações específicas, como rolamentos magnéticos e rolamentos de rolos gigantes. Os rolamentos magnéticos são encontrados em dispositivos de alta velocidade e os rolamentos de rolos gigantes são usados para mover cargas extremamente grandes e pesadas, como edifícios e grandes componentes estruturais.
Em breve, trabalharemos com mais detalhamento sobre cada tipo de rolamento e quais as suas vantagens para cada aplicação. Enquanto isso, entenda que esses materiais são fundamentais para a boa aplicação de seus equipamentos, de forma a preservá-los e utilizar o máximo de suas funções.