Rodízios Pneumáticos

Rodízios pneumáticos são relativamente comuns em aplicações industriais e, como todos os outros tipos de rodízio, têm suas vantagens e desvantagens. Aprender mais sobre rodas pneumáticas é importante para determinar se elas são as melhores opções para suas necessidades industriais ou não.

O que são?

Considerando que muitos rodízios são sólidos por natureza e feitos de uma variedade de materiais, as rodas pneumáticas são projetadas para serem mais parecidas com os pneus do seu carro. São rodas de borracha cheias de ar ou espuma, que se ajustam perfeitamente a um elemento de metal, comum aos rodízios, quando infladas corretamente. Você pode encontrá-los em vários estilos, tamanhos e capacidades para atender às suas necessidades e eles são bastante comuns tanto em aplicações pesadas quanto em indústrias de serviços leves.

Quais as suas vantagens?

As rodas pneumáticas oferecem vários benefícios exclusivos em aplicações industriais, e a maioria delas provém da capacidade da borracha em absorver grandes impactos. Na verdade, eles são melhores absorvedores de impacto do que a maioria dos outros tipos de fundidores, e isso os torna a opção perfeita para mover cargas sobre superfícies onde os detritos podem ser uma ocorrência comum ou sobre superfícies mais irregulares.

Muitas indústrias utilizam rodízios pneumáticos para mover cargas frágeis – ou seja, aquelas que podem ser danificadas com o mínimo de impacto ou trepidação – em qualquer tipo de superfície, incluindo áreas gramadas, pavimentadas e pisos de concreto em instalações industriais. Finalmente, essas rodas são conhecidas por sua operação silenciosa e capacidade de melhorar as condições de trabalho em ambientes barulhentos.

E as desvantagens?

Embora haja muitos benefícios associados à utilização de rodas pneumáticas, também há algumas armadilhas em potencial a serem consideradas. Os rodízios pneumáticos são mais macios do que muitas outras opções e isso significa que eles criam mais atrito com as superfícies. Como resultado, mais força é necessária para iniciar a carga em movimento e as manobras em torno dos cantos podem ficar dificultadas. Por serem cheias de ar, as rodas pneumáticas podem ficar planas, o que causa sérios problemas com o elemento como um todo. Quando preenchido com espuma de poliuretano, ao invés de ar, é possível evitar planos, mas, por sua vez, as rodas não são tão moles e parte da absorção de choque é perdida.

Rodas pneumáticas são uma boa opção?

Agora que você compreende os benefícios e as desvantagens associadas aos rodízios pneumáticos, deve ser mais fácil decidir se elas são ou não as opções mais corretas para suas aplicações. Considere os tipos de superfícies que suas cargas encontrarão e o nível de absorção de impacto que melhor se adequa a você, e considere também os tipos de cargas que você moverá. Se os benefícios associados à escolha de rodas pneumáticas sobre outras opções superam as quedas, eles podem ser as melhores escolhas.

Resumindo, as rodas pneumáticas oferecem o melhor em termos de absorção de choque, o que as torna perfeitas para mover as cargas para o exterior ou para proteger as cargas frágeis contra danos. Apesar disso, eles não são ideais em todas as aplicações, então é melhor conversar com especialistas antes de tomar uma decisão de compra. Você pode escolher entre centenas de combinações de tamanhos, materiais e recursos, portanto, considere todas as opções. A equipe da Rodas e Rodízios pode ajudá-lo nessa decisão. Entre em contato conosco!