Rolamentos são necessários para o funcionamento ideal de qualquer aplicação em roda. Sem ele, o diâmetro da roda está sujeito a fricção constante – desgastando-a mais rapidamente e encurtando sua vida útil. Isso é especialmente importante em rodas industriais que transportam cargas pesadas, como rodas de metal em madeireiras ou fábricas.
A palavra rolamento é um termo mecânico que se refere ao processo de transferência da energia de uma carga entre a roda e o eixo. O rolamento também se refere ao dispositivo específico colocado dentro de uma roda para minimizar o atrito entre a roda e o eixo.
De rodas de carroça a rodas Ferris – todas as rodas precisam de rolamentos para funcionar suavemente a longo prazo. No entanto, o tipo e tamanho do rolamento ou bucha necessário será específico para cada aplicação e deve ser cuidadosamente selecionado. Acompanhe o artigo que preparamos e entenda mais sobre o assunto.
Como funciona um rolamento?
Um rolamento permite um movimento mais fácil, reduzindo o atrito desnecessário entre duas superfícies. O contato metal-metal é abrasivo e causa degradação do material. Os rolamentos permitem que as duas superfícies rolem umas sobre as outras, ao invés de se esfregarem umas nas outras. Os rolamentos usam uma esfera ou rolo liso que rola contra uma superfície interna e externa. A bola ou rolo assume o peso da carga, permitindo que o dispositivo gire.
Tipos de carga comuns
Existem vários modelos de rolamentos que controlam o movimento de diferentes maneiras. Os tipos de carga comuns incluem cargas radiais, axiais, de momento e combinadas.
Tipos de rolamentos
Diferentes rolamentos existem para uma variedade de tipos de carga e capacidades de velocidade. O design correto do rolamento garante máxima durabilidade, eficiência e desempenho.
Vários são os tipos de rolamentos. Entre eles se destacam:
Rolamentos de Esferas
Os rolamentos de esferas usam esferas perfeitas como um elemento rolante para manter a separação entre as pistas do rolamento. Estas pistas são anéis com um sulco, onde as bolas descansam. A pista maior que entra em contato com o furo é a corrida externa. A pista menor em que o eixo se dirige é a interna.
Os rolamentos de esferas podem girar em qualquer direção devido à sua forma esférica. Eles podem suportar cargas combinadas – cargas de cima (cargas radiais), bem como forças de lado a lado (cargas axiais). Os rolamentos de esferas minimizam o atrito rotacional, pois as pistas que contêm as esferas trabalham para transmitir as cargas. No entanto, como os rolamentos de esferas perfeitamente redondos têm áreas de contato limitadas, eles são melhores para aplicações leves a médias que não estão sujeitas a cargas pesadas ou impactos.
Rolamentos cilíndricos
Os rolamentos de rolos retos, também conhecidos como rolamentos cilíndricos, são executados em pistas cilíndricas. Eles são de baixo atrito e adequados para uso em alta velocidade e alta carga radial. Aplicações que suportam cargas radiais mais pesadas, como correias transportadoras, geralmente usam esses rolamentos. Em rolamentos de rolos retos, o ponto de contato entre o rolamento e a pista é uma linha em vez de um ponto. Ao contrário dos rolamentos de esferas, a carga é distribuída por uma área de superfície maior, permitindo que o rolamento manipule uma carga mais pesada. Para limitar a chance do rolamento de inclinar, o comprimento do rolo é feito para ser mais longo que o diâmetro do rolo.
Rolamentos cônicos
Os rolamentos de rolos cônicos possuem anéis e rolos que são afilados e com formato de cones truncados. Sua forma única permite que eles suportem simultaneamente cargas axiais e radiais. O ângulo dos eixos entre o rolamento e o rolamento determina a capacidade de carga. Quanto maior o ângulo, mais cargas axiais podem ser suportadas. O ângulo de contato nos rolamentos de rolos cônicos está entre 10 e 16 graus – no entanto, para maiores capacidades de carga axial, é necessário um ângulo de contato de 30 graus.
Carga de rolamento e limitações de velocidade
Os rolamentos são geralmente mais adequados para suportar rodas com velocidades mais altas e cargas mais leves. Há três pontos a serem lembrados ao verificar as limitações de rolamentos:
- Considere a condição de carga e o tipo de rolamento
Como mencionado acima, é importante identificar o tipo de carga que será aplicada ao rolamento. Isso também ajuda a determinar qual tipo de rolamento usar.
- Avalie o espaço permitido
O espaço permitido para um rolamento é limitado e suas restrições são descritas pelo fabricante. Assegure-se de que o rolamento possa caber no espaço pretendido antes de progredir.
- Verifique a capacidade de carga
Cada rolamento vem com uma capacidade de carga específica. A carga que será transportada pela roda e pela bucha não pode exceder essa capacidade de carga.